Educação Espiritual
Traduzido de: Kabbalah Today issue #4
O estado do mundo, como todos sabemos, é desafiante. Mas não perca a esperança - no método Cabalistico, os país educam as suas crianças a amar e no processo a recordarem-se do que se esqueceram há muito.
Educação Espiritual (Cabalistica) é o coração da nossa nação desde o seu inicio. É por isso que os Judeus são chamados Am HaSefer ("A Nação do Livro"). A educação espiritual tem sido o meio essencial para a existência da nossa sociedade; ela construiu a sociedade e foi um elemento vital dentro dela.
Verdadeiramente, desde a recepção da Torah até à ruína do Segundo Templo, velhos e novos viveram em união com clara percepção da Força Superior. Moisés estabeleceu educação espiritual na nação e crianças aprenderam desde muito novas como a realidade baseou os seus pilares nos Mundos Superiores. Dizia-se que desde Beer Sheba no sul até Dan no norte, não havia uma criança que fosse ignorante nos assuntos da pureza e impureza.
Pureza e impureza não se referem aos assuntos físicos, mas à força egoísta impura dentro de nós e à força de pura entrega. Por outras palavras, mesmo os mais novos entre a nação experimentaram elevados estados espirituais.
Uma Crise em Escalada
Porém, depois da ruína do Segundo Templo, a nação perdeu a sua sensação tangível da espiritualidade, embora a importância da espiritualidade tenha permanecido enraizada nas profundezas dos corações das pessoas. Mesmo durante o êxodo, toda a criança Judaica sabia como ler, escrever e calcular, e eram-lhe ensinados os escritos da antiguidade. A educação pela união, estabelecida pelos Cabalistas, manteve as comunidades Judaicas unidas durante a Diáspora.
Apesar do facto de que a educação produziu grande prosperidade, hoje a importância da educação está a decrescer rapidamente. Os jornais estão repletos de noticias e sondagens descrevendo violência nas escolas, abuso de drogas, depressão e desorientação entre os jovens. Os jovens são indiferentes aos valores e parecem querer mais do que este mundo pode oferecer.
Além do mais, a crise na educação é parte de uma muito maior crise - uma de proporções globais. Os Cabalistas explicam que este é um processo pelo qual o ego humano é aumentado ao ponto em que a pessoa já não o pode saciar.
Outro exemplo da inflamação do ego é o cada vez maior conflito de gerações, que começou a acelerar no passado século. Os jovens hoje não se conseguem relacionar com a geração dos seus pais e consideram os adultos antiquados. Então, por um lado não compreendemos como criar as nossas crianças e satisfazer as suas necessidades em constante mudança e crescimento. Por outro lado, os jovens não têm os meios de comunicar com a anterior geração. Mais do que nunca, precisamos de um método que irá servir como uma base para uma sociedade feliz e uniformizada, na qual todas as partes encontram o seu lugar e trabalham para um objectivo comum.
Leis de Dar e Amar
A sabedoria da Cabala lida com a educação e com a construção da sociedade como um meio para alcançar a Força Superior. Nos seus escritos, os Cabalistas revelam a evolução que cada pessoa deve atravessar numa sociedade baseada na espiritualidade. Tal como cada alma recebe o que precisa do seu meio-ambiente nos mundos espirituais, uma pessoa deve receber a educação adequada em cada fase da sua vida.
Numa sociedade baseada nos princípios da sabedoria da Cabala, podemos aprender desde a infância a apreciar a vida num nível mais profundo. Iremos compreender que este mundo é muito mais rico do que o que os nossos cinco sentidos conseguem perceber. Desde pequenos, iremos aprender através de jogos e exemplos a identificar as causas e as forças latentes que controlam a realidade. Então, iremos conhecer as leis espirituais do amor e entrega, aprender a utiliza-las adequadamente e a ser capazes de viver em harmonia e equilíbrio com a Natureza.
O Melhor Futuro
As crianças só podem implementar o que aprenderam ao observar os exemplos dados pelos adultos. A educação adequada deriva somente do exemplo pessoal. Um dos problemas do mundo de hoje é o de que nos comportamos de forma oposta ao que ensinamos. Por exemplo, quando ensinamos valores altruístas de entrega e partilha, conduzimo-nos de forma contrária.
Tais contradições evocam confusão e desrespeito das crianças face aos seus progenitores. Todavia, num sistema educacional baseado na sabedoria da Cabala, os exemplos pessoais dos pais de valores altruístas irão estar em harmonia com o que ensinam. A educação irá resultar de responsabilidade mutua; irá unir as gerações.
Os pais irão compreender que tal consistência irá criar o melhor futuro para as suas crianças e irão cometer-se a uma conduta adequada devido ao amor pelos filhos. Similarmente, as crianças irão ser expostas a valores e exemplos pessoais de entrega dos seus pais e irão aspirar juntar-se a eles como membros activos da sociedade. Irão tomar o seu lugar junto aos adultos e trabalhar juntos por uma sociedade prospera.
No final, uma educação espiritual irá promover a sociedade como um todo. Além do mais, a educação espiritual irá mudar a vida consideravelmente. As gerações mais novas irão ser assistidas pela experiência adquirida pelos adultos e suar os seus exemplos de aprender como ultrapassar o seu ego quando este explode. Ao fazê-lo, os jovens irão apreciar as gerações anteriores e criar um laço mais forte de amor e respeito entre eles.
A sociedade futura pela qual os Cabalistas sempre ansiaram pode ser construída através de educação espiritual e pode ser construída hoje. É suficiente educar uma geração para "arrancar" com o processo.
Isto, por sua vez, irá criar uma sociedade uniforme, sem a mancha do conflito de gerações. Ambas a passada e as presentes gerações irão apoiar-se uma à outra para que uma destas garanta o sucesso da outra. A mais velha dará o exemplo e a necessidade de educar os jovens de acordo com valores espirituais irá forçar a mais velha a dar o exemplo adequado. Então, irão complementar-se uma à outra e caminhar juntas para o alcance completo da realidade superior.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteudo de Cabala via E-mail
Article:
Kabbalah and Upbringing
Audio:
Education of Children - Interview between Rav Michael Laitman, PhD and Rachel Laitman
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal