A Cabala Explica a Bíblia
Traduzido de: Kabbalah Today issue #12
O que é necessário para ser autor do maior bestseller de todos os tempos? Aparentemente, é tão necessário como revelar um mundo onde não existem sequer palavras e encontrar palavras do nosso mundo para o descrever
Mas isto não é tudo. Em bebé, o autor da Bíblia foi encontrado pela filha de um governante Egípcio da antiguidade, Faraó, deitado num berço de papiro nos bancos de areia do rio Nilo. Ele foi criado na casa do Faraó e viveu como o filho de um rei, tendo tudo o que uma pessoa podia desejar. Mas um dia, Moisés descobriu que não poderia permanecer mais naquele local e embarcou numa viagem que o levou a descobrir o o Mundo Superior.
E ainda que Moisés se encontrasse a si mesmo em sítios diferentes, o Mundo Superior que ele descobriu não era de todo um sitio físico algures no globo. Ele era em vez disso um mundo interior de sensações completamente novas, intangíveis aos nossos vulgares cinco sentidos.
Quando pensamos num "mundo," a imagem que nos vem provavelmente à cabeça é a de um espaço físico vasto preenchido com todo o tipo de objectos, plantas, animais e pessoas. Porém, o Mundo Superior é sentido através do interior da pessoa, onde nos conectamos às forças que guiam a realidade que percebemos através dos nossos cinco sentidos, chamada "o nosso mundo." E no mais elevado nível do Mundo Superior, descobrimos que todas estas forças estão ligadas a uma única, toda inclusiva Força Superior, chamada "Luz Superior."
Palavras deste Mundo, Significado do Mundo Superior
Embora Moisés tenha escrito o seu livro há milhares de anos atrás, a Bíblia é ainda o mais famoso livro alguma vez escrito. Este foi escrito originalmente em Hebraico, e o seu nome Hebraico, "A Torah," da-nos um discernimento do seu verdadeiro significado e intenção: A palavra Torah vem das palavras Hebraicas Ohr - Luz, e Hora'a - instrução. Então, o livro é um manual de instruções de como sentir a Luz Superior, encontrada no Mundo Superior que Moisés descobriu.
Mas uma vez que não existem palavras no Mundo Superior, a Torah usa palavras deste mundo para o descrever. Como podem as nossas palavras normais descrever o Mundo Superior? A Cabala explica que as forças espirituais dentro do Mundo Superior governam tudo no nosso mundo, e consequentemente, toda a força no Mundo Superior é manifestada no nosso mundo. As forças no Mundo Superior são chamadas "raízes," e as suas manifestações no nosso mundo são chamadas "ramos." Então, a linguagem usada na Torah tem o nome de "A Linguagem das Raízes e Ramos."
Esta funciona da seguinte forma: Quando Moisés queria descrever algo no Mundo Superior, ele daria o nome devido à sua ramificação no nosso mundo. Por exemplo, se um objecto espiritual se manifesta no nosso mundo como uma pedra, ele chamou a esse objecto espiritual "uma pedra." Então a palavra, "pedra," não se referia à pedra que sentimos e vemos no nosso mundo, mas à raiz espiritual que se manifesta no nosso mundo como uma pedra.
Da mesma forma, cada palavra da Bíblia descreve os acontecimentos do Mundo Superior. E quando lido desta forma, o livro é usado da forma que o autor o destinou: como um guia para quem embarca na viagem da descoberta espiritual.
Quando Palavras Perdem o seu Significado
Milhares de anos passaram desde que Moisés produziu este livro monumental e à medida que o tempo foi passando, o verdadeiro significado Cabalistico da Bíblia foi esquecido. Em vez de o ler de forma a entrar no Mundo Superior e sentir a Luz Superior, muitas pessoas começaram a pensar que o livro falava sobre o nosso mundo: sobre relacionamentos entre pessoas, ensinamentos morais e conselhos sobre como organizar os assuntos mundanos. Outros acreditavam que este livro era uma narrativa histórica. Em qualquer das formas, todas estas são más interpretações do texto, uma vez que está escrito na Linguagem dos Ramos e lida apenas com o Mundo Superior.
E ainda assim, existem provas arqueológicas de que os acontecimentos históricos descritos na Bíblia aconteceram verdadeiramente no nosso mundo. Dizem os Cabalistas que nenhum destes acontecimentos na verdade tomou lugar no nosso mundo? Não, precisamente o contrário: Eles ajudam-nos a ver porque motivo eles tinham de acontecer no nosso mundo.
Como descrito acima, todo o objecto e acontecimento neste mundo surge e é governado pela sua raiz no mundo espiritual. Então, se um objecto espiritual existe, ele tem também de se manifestar no nosso mundo.
Lendo a Cabala Correctamente
O discernimento chave aqui reside em que os Cabalistas consideram que os objectos espirituais e acontecimentos - as raízes - são infinitamente mais importantes que as suas consequências materiais. Eles explicam que um Cabalistas com o grau espiritual excepcional de Moisés não poderia ter escrito uma palavra com o objectivo de nos falar sobre história ou ética. Em vez disso, o seu único propósito seria o de revelar o Mundo Superior à humanidade, para nos ajudar a senti-lo da forma que ele o sentiu e então ajudar-nos a alcançar o mais alto objectivo da nossa existência.
Desta forma, a maneira certa de ler a Torah é a de ver que cada sua palavra se refere a uma força espiritual encontrada no Mundo Superior. Então começamos a ligar-nos gradualmente a estas forças a senti-las, tal como Moisés o fez.
Os que já conseguiram desenvolver a habilidade de sentir o Mundo Superior são chamados "Cabalistas," e quando eles lêem a Torah eles não imaginam acontecimentos históricos ou ensinamentos morais. Em vez, eles sentem claramente como as forças espirituais nos governam e tudo o que nos rodeia e como tudo se une numa infinita e perfeita, Luz Superior.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal