"Luz" - O Significado Cabalistico
Traduzido de: Kabbalah Today issue #13
A palavra "Luz" trás todos os tipos de associações positivas à mente. Mas na Cabala, Luz é mais elevada do que quer que consigamos imaginar - esta é, na verdade, a qualidade do próprio Criador
"E Deus disse, 'Que se faça luz e então fez-se luz,'" "a luz ao fim do túnel," "Tu és a luz da minha vida," "Eu vi a luz." Se gravou a quantidade de vezes que ouviu "luz" referenciada em cada dia, irá descobrir centenas de referências a esta de uma forma ou outra. Frases como "à luz de," "partilhou alguma luz sobre," "iluminou" e "radiante" são metáforas frequentemente usadas para descrever pensamentos acerca de sabedoria, esperança e bondade. Frequentemente dizemos "uma pessoa iluminada" para descrever alguém que é capaz de ver o mundo de uma forma única.
Quando aproveitamos a luz do sol e planeamos férias em locais onde podemos relaxar e aproveitar a sua luminosidade. Somos atraídos ao calor do fogo de lareira e junta-mo-nos à volta das fogueiras. Como seres humanos, frequentemente relaciona-mo-nos à luz de uma forma emocional e quase sensível.
É difícil imaginar que após anos de pesquisa, cientistas ainda não saibam exactamente a natureza da luz. Há, porém, nenhuma discussão de que a luz é o poço da vida na terra.
Não é coincidência de que o simples pensamento de luz produza profundas sensações. A sabedoria da Cabala ensina-nos que há, na verdade, uma "luz espiritual" que nos afecta, embora não estejamos conscientes da sua presença. Esta Luz é a qualidade da força que nos criou - o Criador.
O grande Cabalista do século XVI, Isaac Luria (o Ari), escreveu no seu livro, Árvore da Vida:
"Eis, que antes das emanações serem emanadas e as criaturas criadas, a Luz Simples Superior preencheu a existência no seu todo.
E não havia vazio, como uma atmosfera vazia, um vácuo ou um poço,
Mas tudo foi preenchido com a Luz Simples Sem Fronteiras."
Qual é a natureza da Luz espiritual? Tal como a luz física nos preenche de formas físicas, fazendo-nos sentir o calor e confortáveis, também a Luz espiritual preenche as nossas necessidades espirituais, as necessidades das nossas almas. Os Cabalistas explicam que enquanto vivemos no nosso mundo, uma pessoa pode preencher a sua alma com Luz espiritual e desta forma experimentar alegria sem fim e preenchimento.
À medida que a nossa alma se preenche com Luz, começamos a sentir um reino interno chamado "o Mundo Superior" e percepcionando fenómenos completamente além do que conhecemos do mundo físico.
Como é o Mundo Superior diferente das nossas vulgares sensações? Neste mundo, todas as nossas percepções evoluem naturalmente através dos nossos cinco sentidos. Ainda assim, somos obviamente afectados por muitas forças da natureza que nos são invisíveis. O oxigénio que respiramos, por exemplo, é invisível, mas sem ele não conseguiríamos sobreviver no mundo físico. Da mesma forma, o Mundo Superior é uma área da realidade que é completamente imperceptível aos nossos cinco sentidos, mas para começar a senti-lo as nossas almas tornam-se preenchidas pela Luz espiritual.
Dr. Jeffrey Satinover, um dos cientistas que fizeram o filme, What the Bleep Do We Know!?, explica que do ponto de vista da física quântica: "A teoria quântica demonstra que há algo a trabalhar para além de um mero mecanismo, fora do mundo físico."
É por isso que a Cabala também é chamada "a sabedoria do oculto" - porque ela revela a parte da realidade que está escondida dos nossos cinco sentidos. Este é um método que nos permite preencher as nossas almas com Luz e simultaneamente sentir ambos o Mundo Superior e o nosso mundo.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteudo de Kabbalah via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal