O que é que a história de Adão e Eva significa nos nossos tempos?
O nosso ego é a serpente que nos impede de sermos capazes de amar alguém.
O sentido por trás da história de Adão, Eva e a serpente é realmente muito simples. A serpente representa o ego que se revelou entre Adão e Eva, entre o homem e a mulher. E isso é realmente tudo o que há para a história.
Por exemplo, suponha que um jovem casal se apaixona. Eles abraçam-se, beijam-se e riem juntos, vão ao cinema e à praia. Então, eles casam e começam a viver juntos, e tudo é maravilhoso. Eles estão no Jardim do Éden.
E de repente - a serpente (o ego) chega. Subitamente eles começam a discutir. Então, começam a tirar proveito um do outro fazendo cálculos privados, tais como: "Como posso fazer com que ele/ela seja da maneira que eu quero?" Isto acontece, porque a serpente (o ego que há dentro de nós) nos impede de sermos capazes de amar alguém, e certifica-se que o nosso amor é egoísta, desde o início.
Nestas circunstâncias, o mais próximo que podemos vir a amar é entregar o nosso ego, na vida do dia a dia, tanto quanto pudermos. No entanto, isto ainda não resolve o problema na raiz, e não nos permite conhecer o amor verdadeiro e incondicional. Aqui, é onde a Cabala oferece outra solução: corrigir a nossa alma na raiz, ou corrigir a serpente que nos separa dos nossos parceiros.
Para se fazer isto, ambos os parceiros devem perceber que existe uma meta para as suas vidas e que está acima deste mundo. Nessa altura, perceberão também que só o podem alcançar tendo um parceiro na vida, alguém que irá percorrer o caminho espiritual com eles. Este é o significado do verso "Homem, Mulher, e a Presença Divina entre eles." Isto significa que, para que nós possamos atingir a Presença Divina, a espiritualidade, é preciso conectarmo-nos corretamente uns aos outros.
Então, ao invés de tirar proveito um do outro, Adão e Eva, irão completar-se. E a serpente, em vez de os separar, passará a ser a força motriz que os empurra para a revelação da Força Superior - a Presença Divina, ou o Criador.
Material Relacionado:
Mulher