O Recipiente Espiritual (Kli)
Por Avi Ventura
Traduzido de: Kabbalah Today issue #2
Nesta secção, iremos ver como os Cabalistas usam uma das mais importantes ajudas nas suas explicações sobre os Mundos Superiores - desenhos. Desenhos têm feito parte dos livros de Cabala por muitas gerações, mas os Cabalistas nunca explicaram de verdade sobre que estavam a escrever. Eles desenhariam simplesmente esquemas, mas não explicaram o que estes representavam.
A Cabala diz-nos que toda a realidade é criada da única força - desejo.
Desenhos Cabalisticos, então, descrevem desejos e como estes "comunicam" uns com os outros. Enquanto estes círculos, setas e linhas podem parecer secos e científicos, estes são na verdade um código pelo qual um Cabalista compreende um universo de emoções e pode então comunica-lo a outros Cabalistas.
A forma mais básica que irá encontrar nos nossos desenhos é o de um Kli, um recipiente (desenho 1).
Um Kli, em Hebraico, pode na verdade significar duas coisas: um recipiente que recebe algo e uma ferramenta, como uma ferramenta de trabalho. Quando usamos a palavra Kli nesta secção, significará sempre um recipiente.
Um Kli é desenhado como um cálice ou tigela, levantado para cima para receber Luz de cima (desenho 2).
A Cabala explica que só existem apenas dois elementos no todo da criação - o Criador e a criação.
O Criador é o desejo de dar prazer, frequentemente desenhado como uma seta a apontar para baixo. A criação é um desejo de receber prazer ao qual o Criador quer dar. É por isto que é frequentemente desenhado como uma tigela ou cálice virado para cima. Este desejo de receber prazer é o Kli (desenho 3).
Em maior parte dos casos, irá ver setas a apontar para o Kli e saindo deste. Estas representam a forma como o Kli se relaciona com o prazer que o Criador quer dar.
Uma seta para baixo, por exemplo, pode representar a Luz do Criador (prazer), que o Kli recebe (desenho 3). Esta pode também representar o desejo daquele Kli de receber o prazer da Luz. Mas em qualquer dos casos, o centro é sempre o Kli, pois o Kli é na verdade nós e como trabalhamos (se aprendermos como) com a Luz do Criador.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteudo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal