Quatro Espécies e uma Sukkah
Traduzido de: Kabbalah Today issue #7
De uma perspectiva espiritual, o feriado de Sukkot designa um dos pontos de viragem críticos na evolução espiritual - a primeira entrada de Luz na alma. Esta Luz é chamada "Torah," e estar preenchido com ela dá alegria. É por isso que o feriado que se segue o Sukkot, que marca a recepção da Torah, é chamado Simchat (alegria da) Torah (Luz)
As medidas e a configuração física da Sukkah, ou cabanas que correspondem às utilizadas pelos nossos antepassados no Deserto de Sinai, foram-nos dadas, tal como todos os outros Mitzvot, pelos Cabalistas. Mitzvot (mandamentos/preceitos) são as leis do Mundo Superior entregues a nós neste reino. Cada Mitzva (singular de Mitzvot) que mantemos no mundo reflecte uma lei espiritual no Mundo Superior. Cabalistas mantêm-os no reino espiritual das suas almas e sentem os feriados como elevados, eternos e uma forma mais completa de existência
Uma acção espiritual pode ocorrer apenas depois de termos adquirido um Masach (tela) - a habilidade de transcender os nossos desejos auto-centrados - e adquirindo a habilidade de receber um tipo único de prazer, chamado "a Luz do Criador." Cada vez que agimos com a intenção pura de dar, fazemos uma "acção espiritual." Inversamente, quando a mesma acção é cumprida para auto-gratificação, é considerado corpóreo e egoísta.
A Sukkah Espiritual
Na espiritualidade, a Sukkah é a estrutura do Kli que pode receber Luz espiritual. Colocando-o de forma diferente, a Sukkah simboliza a alma. Para receber a Luz Superior, temos de construir um sistema espiritual dentro de nós, chamado Sukkah, reflectindo as nossas relações reciprocas com a Luz.
À medida que a alma avança pelo processo de correcção, ela é imprópria para receber a medida completa da Luz Superior. Em vez disso, esta Luz permanece à "sua volta" ou dentro dela, daí o seu nome, "Luz Circundante." De forma a que a Luz entre e a preencha, a alma deve igualar as suas qualidades às da Luz. Porque a qualidade da Luz é amor, para se igualar a ela, temos de transcender o nosso egoísmo e tornar-nos similares à qualidade da Luz - amando e dando.
As leis para construir a Sukkah representam a forma como a alma adquire qualidades similares às da Luz. Se desejamos avançar na espiritualidade, pedimos apenas duas coisas: união e amor com o Criador. Não pedimos pelo prazer que emana Dele. Construindo a cobertura é simbólico do nosso trabalho ao construir a tela que nos irá proteger do prazer, auto-centrado que recebemos quando sentimos a Luz do Criador.
Na medida que o nosso pedido irá estar focado apenas na nossa habilidade de amar e entregar aos outros, a Luz Circundante irá corrigir as nossas almas, concedendo-nos o poder de transcender todos os desejos egoístas. O poder da cobertura permite-nos receber o Criador e então unir-nos ao Criador em amor eterno. Esta é a verdadeira alegria - a alegria da Torah, Simchat Torah.
As Quatro Espécies
As quatro espécies representam os quatro estados que experimentamos ao longo do caminho de crescimento espiritual. Cada uma destas é distinguida por ter um aroma e sabor, tendo apenas um aroma, tendo apenas um sabor ou não tendo nenhum de todo. O aroma denota a mente e o sabor denota o coração.
· Por vezes a espiritualidade parece agradável tanto à mente (aroma) e ao coração (sabor). Cabalistas chamam a este estado Etrog (a lima).
· Por vezes descobrimos que a espiritualidade é excitante mas difícil de compreender. Neste estado, é considerada "saborosa," mas sem cheiro. Cabalistas chamam a este estado Lulav (ramo de palmeira).
· Por vezes a espiritualidade é aromática mas sem sabor, ou o estado de Hadas (murta). A sua importância é muito clara, mas quando o coração não a consegue sentir, a mente é capaz de a compreender.
· Finalmente, quando não conseguimos sentir qualquer sabor ou fragrância na espiritualidade, este estado é chamado Aravot (salgueiro).
Para avançar na espiritualidade, temos de persistir para o Criador mesmo quando o nosso estado actual é insípido e sem odor. Eventualmente, unindo todos os estados num único alvo irá dar-nos a habilidade de receber o verdadeiro prazer espiritual sob quaisquer circunstâncias.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteudo de Cabala via E-mail
Four Species and a Sukkah
ARTICLE: There is None Else Beside Him - Baal HaSulam's "Shamati" article #1
VIDEO: Soul, Screen and Delight - A quote from Rav Michael Laitman׳s article "The Alternative of Our Life," read by Anthony Kosinec.
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal