Tudo Está Bem Quando Acaba Bem
Traduzido de: Kabbalah Today issue #3
Optimismo, de acordo com o American Heritage Dictionary, é "uma tendência de esperar o melhor resultado possível ou permanecer nos aspectos mais esperançosos de uma situação." De acordo com esta definição, os Cabalistas não são optimistas; eles não precisam. Eles sabem que tudo irá acabar bem. Na verdade, eles dizem que irá acabar da melhor maneira possível. Com isto, referem-se a toda a criação, em todos os seus níveis, espirituais e corpóreos e em todos os tempos, desde que a criação foi originada e por toda a eternidade.
Se você ler textos genuínos Cabalisticos atentamente, irá descobrir que de acordo com a Cabala, não há nenhum "mal" na criação ou que se pareça e nunca houve. Os grandes Cabalistas tais como o Rabi Shimon Bar-Yochai, o Sagrado Ari e Rabi Yehuda Ashlag (Baal HaSulam), são indivíduos que alcançaram o topo da escada espiritual, percepcionaram o próprio pensamento que deu início à criação e deste vértice declararam que não há, nunca houve e nunca haverá qualquer "mal" na realidade.
Para nos ajudar a compreender porque fizeram tais declarações, que, julgando pelo mundo de hoje, não coincidem com a realidade, estes escreveram livros que explicaram o processo da criação e o pensamento por trás dele. No ensaio, "A Essência da Religião e Seu Propósito," Rabi Yehuda Ashlag escreve que para percepcionar a realidade adequadamente, não precisamos de a examinar com a nossa presente perspectiva, mas temos de primeiro alcançar o propósito da realidade.
Com este conhecimento, ele reivindicou, iremos observar o nosso mundo com novos olhos.
Abaixo está uma tradução directa das palavras de Baal HaSulam que dão que pensar:
"Observando os sistemas da natureza, compreendemos que qualquer ser ..é colocado sob especifica orientação. Este é um crescimento lento e gradual sob forma de causa e efeito, como um fruto numa árvore é guiado por orientação favorável a se tornar finalmente um fruto doce e apelativo.
Pergunte a um botânico, 'Quantas fases passa o fruto até desde o tempo em que se torna visível até que esteja completamente maduro?' Não só as suas anteriores fases não mostram qualquer evidência do seu doce e apelativo fim, mas como para irritar, elas mostram o oposto do resultado final. Quanto mais doce o fruto é no final, mais amargo este é nas fases iniciais do seu desenvolvimento.
Então, é evidente que a Sua Orientação sobre a realidade que Ele criou é sob a forma de Orientação com propósito, independentemente da ordem das fases de desenvolvimento, pois elas enganam-nos e previnem-nos de compreender o seu propósito, estando sempre em oposta posição à sua forma final.
É acerca de tais assuntos que dizemos, "Não há nenhum mais sábio que o experimentado." Isto é apenas porque o que é experimentado tem a oportunidade de examinar a criação em todas suas fases evolucionarias, até à sua conclusão. Este pode abrandar os assuntos e não temer as imagens enganosas pelas quais a criação atravessa no ...seu desenvolvimento e ter tem fé no seu digno e apelativo amadurecimento.
Então, demonstrei cuidadosamente a conduta da Sua Providência no nosso mundo, que é de pura propositada preocupação. O atributo da bondade não é aparente antes da chegada da criação à sua conclusão, ao seu amadurecimento final. Pelo contrário, antes sempre toma uma forma corrupta aos olhos dos espectadores. Consequentemente, você vê que Deus dá apenas bondade sob Suas criaturas, mas que esta bondade vem sob forma de cuidado com propósito."
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Article:
Attainment of Unity of the Universe - by Rav Michael Laitman, PhD
Lecture:
Defining the Goal - "Kabbalah Revealed" episode 13 (25 min)
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal