Eu repito sempre que de forma a ter sucesso no estudo da Cabala, temos de a disseminar. Porém, sinto que "disseminação" não é uma boa palavra pois esta faz-me soar a vendedor ou a um agente de seguros que força as suas politicas a todos. Quando falamos sobre disseminar a Cabala, pode soar como se estivéssemos a tentar impor algo aos outros.
Hoje a palavra "disseminação" está associada ao comércio e disseminação de bens. Então, quando falamos sobre disseminação de Cabala, os que não estão familiarizados com o termo pensam que este envolve comércio ou negócio, que estamos a vender algo e a lucrar. Por outras palavras, esta palavra é muito traiçoeira.
Mas na verdade, toda a nossa vida constitui disseminação, pois o verdadeiro significado desta palavra é aproximar-nos ao Criador, espalhando, expandindo, revelando e alcançando. Toda a criação começa com disseminação. Que é o mesmo que dizer, que começa de um ponto singular, onde subitamente, do nada, algo que existe nasce – Yesh Mi Ain (existência do nada) e então avança para disseminar através das quatro fases da Luz Directa, produzindo todos os mundos até ao nosso mundo.
O ultimo grau espiritual rebenta no nosso mundo com uma singular, pequena carga espiritual. Toda a matéria do nosso mundo, todo o universo, nasce desta faísca singular num processo chamado Big Bang e então dissemina além. Este desenvolve-se desta maneira até que forme o nosso sistema solar, o nosso globo terrestre e tudo o que aqui existe.
Tudo isto diz respeito à disseminação do Criador aos seres criados de forma a trazer a criação à equivalência com Ele. Isto acontece sob influência da Luz, Sua qualidade de entrega. Certamente, qualquer nascimento ou desenvolvimento constitui disseminação. Por outras palavras, a verdadeira, qualidade interna da disseminação é estar em parceria com o Criador. Isto significa ajudar o Criador a entregar e revelar a Sua ideia ao mundo agindo juntamente com Ele.
IN LAITMAN.COM