Uma pergunta que recebi: Ultimamente, muitas mulheres estão a tomar posições de liderança nacionais. Alguns exemplos são Angela Merkel (Alemanha), Tarja Halonen (Finlândia), Vaira Vike-Freiberg (Letónia), Cristina Kirshner (Argentina), Pratibha Patil (Índia), Gloria Macapagal (As Filipinas), Ellen Johnson-Sirleaf (Libéria) e Yulia Tymoshenko (Ucrânia). Parece que também se seguem a França e os EUA. O que tem a Kabbalah a dizer sobre esta situação das mulheres tomarem a liderança nacional?
A Minha Resposta: Não corresponde ao sistema espiritual. Na nossa era, direitos iguais parecem correctos e justos, enquanto que as exigências da espiritualidade (em que a mulher ajuda, dirige, fortalece e aprova, enquanto que o homem alcança a Luz Superior da correcção e preenchimento) parecem sexistas.
Ainda assim, se não correspondermos (tanto quando o desejo da humanidade pela espiritualidade se desenvolve) à Natureza (o Criador, a propriedade de amor absoluto), iremos desfigurar a nossa existência. A nossa dissimilaridade e desequilibro evocam as forças negativas da correcção, que sentimos como sofrimento e a Natureza (o Criador) irá independentemente fazer-nos seguir as suas leis forçosamente.
Então podemos seguir as leis da Natureza que sendo forçados, por ex. pelo caminho do sofrimento ou podemos forçar-nos conscientemente a segui-las nós mesmos. O lugar da nossa liberdade não reside em inventar os nossos próprios caminhos, porque há apenas uma verdade e um único caminho para ela (o mesmo caminho pelo qual descemos do Mundo do Infinito). O lugar da nossa liberdade reside na nossa aspiração (o nosso pedido pela correcção), acima das nossas aspirações egoístas (de receber) e nosso esforço para o objectivo da Natureza (o da entrega).
Porque é que estão a ser permitidas as mulheres a tomar posições de liderança nos nossos tempos? É porque elas usam o seu egoísmo mais cuidadosamente que os homens. Quando toca ao enorme egoísmo de hoje, o egoísmo da mulher é melhor e mais calmo que o do homem.
(Na foto: a minha filha e eu.)
IN LAITMAN.COM