Uma pergunta que recebi: Quando você fala do Criador, podemos pensar que você fala de religião. Pode você explicar isto numa terminologia pés-na-terra, do dia a dia?
A Minha Resposta: Eu compreendo que estas palavras despertem associações desagradáveis e que para todos, elas estão relacionadas a uma miríade de estereótipos. Mas a raiz da história bíblica é a revelação da Força Superior ao homem e não há uma religião a que esta narrativa nos prive. Ninguém recebeu direito pessoal de ser proprietário d'Ele.
Pelo contrário: toda a pessoa tem de revelar o Criador por si mesma. Os primeiros a fazer isto são os que sentem que há algo dentro deles a corrigir, como foi dito: "Eu criei a inclinação do mal e a Torah como meio para a reformar.”
A ciência da Kabbalah é a verdadeira Torah. Certamente, esta é chamada “Torah-emet” (“emet” é traduzida como “verdade”). É por isso que você tem de compreender que toda a Torah fala apenas do espiritual – e pertence a todos! À medida que estuda a Kabbalah e se corrige a si mesmo, este irá compreender o significado dessas palavras.
É por isso que devemos mudar a nossa atitude para com referências da Torah, Salmos e Mishneh feitos por Baal HaSulam e outros Cabalistas. O objectivo não é o de memorizar todas as palavras, mas de as sentir dentro de si mesmo.
Suponha que alguém memorizou todo o Talmud. Você pensa que isto significa que ele tenha corrigido parte da sua alma? Ele terá de voltar a esta terra em mais uma incarnação como se não tivesse feito nada na sua vida. É melhor conhecer apenas uma frase e ao se corrigir alcançar essa parte – sentindo-a no interior. Isto será mais valioso que um milhar de páginas do Talmud.
É por isso que você não se deve coibir das referências ao Tanach e suas interpretações pelos homens sábios; você deve apenas compreender sobre que falam eles. É difícil transmitir explicações Cabalisticas usando uma linguagem secular. Mas não é necessário. Por exemplo, o livro dos Salmos é lido por pessoas pelo mundo fora assim como são os Cinco Livros da Torah. Estes textos são, mais ou menos, familiares a todos. Você tem apenas de explicar o seu verdadeiro significado e a pessoa irá ver que isto vem dele da fonte original. Esta fonte pertence a toda a humanidade e contem o método para a correcção da alma. Se uma pessoa não usar a luz que corrige contida na Torah, esta não tem a Torah. Tudo o que tem é um livro cujas palavras estão impressas nele.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Creator Is The Corrected You
Laitman.com Post: The Revelation Of Godliness (Baal HaSulam)
Laitman.com Post: How To Read The Torah
Kabbalah for the Student: Stages of Attainment.”Introduction to The Study of the Ten Sefirot”
IN LAITMAN.COM