O Zohar: Na hora em que o mundo sobre-preenchido com os pecados dos humanos e foi trazido a julgamento, ai dos justos que vivem nesse mundo, pois eles são os primeiros a responder pelos pecados dos cruéis.
Então foi Noé capaz de escapar ao diluvio e não ser punido pelos pecados da sua geração? O Criador queria que ele procriasse a posteridade do mundo, e foi por isso que Ele o salvou.
Há muitas pessoas cruéis (desejos egoístas) no mundo (dentro do homem), mas eles não foram capazes de tomar vantagem sobre o bom desejo de Noé (o desejo espiritual, o ponto no coração). É por isso que os cruéis (desejos maus) foram cortados de Noé (o desejo correcto) pelo diluvio e se afogaram. (Estes desejos morreram dentro de uma pessoa, então ela deixou de os sentir. Por enquanto isto constitui a sua correcção, mas mais tarde, quando ele corrigir estes desejos, eles irão reaparecer).
O minúsculo desejo correcto, de dar do homem, chamado Noé, foi salvado pelo Criador (pela Ohr Makif – a Luz Circundante), abrigando-se na "arca." (É lhe concedida uma força adicional, uma casca protectora feita da qualidade de dar, chamada arca, o ventre de uma mãe ou Bina).
E o tribunal não teve poder sobre ele, pois ele se tinha abrigado na arca, escondido de todos os olhos. O tribunal fez um julgamento sobre os desejos egoístas, mas não tinha poder sobre o desejo de dar. Isto fala sobre uma pessoa que adquiriu uma ligação de dar com o grupo, que se abrigou nela, e então se escondeu do mau olhado, dos seus desejos egoístas que o queriam afastar do objectivo.
Está escrito: pede por absolvição, pede por misericórdia, e talvez escaparás à ira do Criador. Não pode escapar à influência da Luz. A Luz brilha e divide os seus desejos em os que têm a Luz nas suas qualidades e os que estão contra ela.
Noé pediu absolvição (correcção de Cima), entrou na arca e escondeu-se lá (na qualidade de dar do Criador; ele dissolveu-se nela como uma gota de sémen no ventre de uma mãe), no dia da ira do Criador (a revelação da Luz de Chochmá, que separa os desejos de acordo com a sua intenção – de receber ou dar). É por isso que o tribunal não tinha poder para o acusar.
Ele escondeu-se dentro da qualidade de dar do Superior, o Criador. Malchut ascende até Bina e esconde-se lá; é isso que significa ser-se justo, Hassadim – de ascender acima do seu egoísmo.
IN LAITMAN.COM