O Zohar, Capitulo "Ki-Tissa (Quanto Tu Tomas)," Item 56: Os pecadores que criaram essa nação no exterior – a multidão misturada (Erev Rav), e a sagrada nação anexa a ela; eles pecaram na mãe - Malchut, como está escrito: "Ergue-te, faz para nós deuses."
A multidão misturada (Erev Rav) são os que usam o dar em prol de receber. Por um lado, eles levam a cabo a vontade do Criador – eles dão, que é o motivo de serem chamados "temerosos do Criador." Contudo, eles dão por seu beneficio próprio, e é por isso que também são chamados "os agentes de Faraó." Erev Rav são pessoas que observam os mandamentos e preenchem todas as exigências do Criador, mas apenas por seu próprio bem estar neste mundo e no mundo vindouro.
Seguramente um deus, para lhes fazer outro deus (que seja compreendido pelo egoísmo) em vez de Malchut, que é chamada “Deus” (Elokim). Em vez desta glória de Israel, ou seja Malchut, que esteve sobre eles como uma mãe sobre os filhos.
"Israel" são pessoas que têm uma intenção que é "directamente ao Criador" (Yashar Kel). Todo o propósito do seu trabalho é pelo Criador, e não por elas mesmas. A Erev Rav são os que querem e estão preparados para trabalhar; eles têm a força para completar o que é requisitado deles com completa devoção, mas em retorno eles querem dinheiro, respeito e poder. Eles são incapazes de trabalhar sem estas coisas, e eles são a razão de todos os exilios. O problema com a Erev Rav é que eles fazem as mesmas acções que Israel, falam sobre as mesmas coisas, usam a mesma Força Superior, partilham o mesmo desejo de desfrutar, mas para seu beneficio próprio. Eles dizem, "Estamos preparados a levar a cabo todos os mandamentos da Torá, mas apenas se isso nos beneficiar."
IN LAITMAN.COM
