Uma pergunta que recebi: Parece-me que O Livro do Zohar tem muito mais da linha esquerda que da linha direita. É isto verdade?
A Minha Resposta: O Zohar, como toda a Torá, é a linha do meio, não a direita ou a esquerda. Toda a Torá é escrita da linha do meio.
Os autores destes livros revelaram a sua realização espiritual ao alcançarem o Nível Superior, o Criador, e isto ocorre apenas na linha do meio da alma. Desta forma, nenhum dos livros Cabalisticos estão escritos seja nas linhas direita ou esquerda. Contudo, pode haver uma inclinação para uma direcção ou outra na maneira como o material é expresso externamente.
Por exemplo, o livro Kohelet (Eclesiastes) do Rei Salomão parece ser uma expressão da linha esquerda a nós quando ele escreve frases como, "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade." Contudo, "vaidade" (Evel) na verdade refere-se à Luz Circundante. Desta forma, "vaidade das vaidades" significa que tudo é concretizado na Luz Circundante.
Quando lido desta maneira, vemos que este livro inteiro não está preenchido de desespero, como muitos pensam, mas precisamente o oposto. Ele fala dos anseios pela Luz Superior. Por exemplo, a mencionada frase do Rei Salomão em Eclesiastes na verdade significa, "Tudo é meu anseio pelo Criador," em vez de como é frequentemente traduzida.
Tudo depende de um entendimento adequado do texto, unificação com o autor, e com o protagonista – o Criador.
IN LAITMAN.COM
