Não devemos contemplar em demasia os estados de desenvolvimento em que estamos. Pensamos que quanto melhor compreendemos e sentimos o material, mais iremos avançar, mas isto é incorrecto.
Algumas pessoas são sensíveis, ao passo que outras são racionais e inteligentes. E existem os que são limitados em ambos os aspectos. Isto não importa porque não estudamos com a mente. Em acrescento, uma pessoa sensível não recebe necessariamente as impressões certas para o avanço.
Avanço não é de todo dependente em quão bem sentimos ou compreendemos o material. Sucesso depende apenas dos nossos esforços, como está escrito: "Eu trabalhei e achei."
Não há maneira de testar o nosso avanço similar a como o fazemos com todas as outras coisas no nosso mundo. Não podemos verificar se sentimos os sentimentos certos ou não ou completamos certas acções com sucesso ou o contrário. Nenhum destes critérios existem na espiritualidade. Esqueça sobre todos os sistemas deste mundo. Eles não significam nada em respeito ao espiritual.
Na espiritualidade, apenas o esforço conta. Está você a aplicar-se verdadeiramente na completa medida? É isso que sela o acordo. É a chave para o sucesso. Não há nada mais.
Nada mais é tomado em conta. Não importa quantos bons ou maus estados você experimentou ou quantos golpes você enfrentou - todos estes não significam nada. Em cada momento você deve pensar apenas sobre os seus esforços – a que medida pode você forçar-se a si mesmo a se ligar com o Criador através do grupo? Isso é o dar no mais puro sentido.
IN LAITMAN.COM
