De Escritos de Rabash, Shlavey Ha Sulam, Artigo 16, 1984 “A Matéria de Dar”: Há uma regra que se um quer alcançar um certo objectivo e sabe que é impossível o alcançar sem labuta, então um exerce esforço e ignora repouso. E se uma pessoa se empenha em Cabala e trabalho interno, isso significa que ela tem uma necessidade espiritual e espera receber o desejado desta maneira. Logo, antes de começar seu trabalho, um precisa de examinar o que um espera receber com sua ajuda, isto é que recompensa espera ele deste trabalho? E quando uma pessoa começa a ponderar sobre isso, um conjunto de diferentes pensamentos vêem até ela, e é difícil para ela compreender o que ela quer verdadeiramente….
Nós sempre nos encontramos em receios e dúvidas: “Para que preciso eu de tudo isto; porque estou eu a fazer isto?” Nós não conhecemos a verdadeira razão dado que ela está escondida de nós. Este grande abismo de dúvida parece sem fim e muitos param gradualmente de analisar estas perguntas. Quanto mais um mergulha nelas, mais perguntas surgem nele; entretanto, a vida normal continua a fluir. E então um deixa de ponderar sobre isso e não mais procura pela resposta.
Mas porque preparou o Criador para nós tantas considerações, tantos caminhos e pensamentos, tais como “porquê, para quê, e como?” Eu não posso escapar a estes pensamentos, e quanto mais eu penso sobre eles mais confuso me torno. Foi verdadeiramente Sua intenção que eu caísse em desespero e desistisse de tudo? Se eu não clarificar tudo isso totalmente, se eu não revelar para mim mesmo o novo grau, eu não irei avançar. Então porque está Ele a colocar obstáculos no meu caminho?
O Criador faz-o apenas aos que procuram alcançar o dar, de se tornarem como Ele, e estão dispostos a trabalhar para isso virão até Ele. Eu tentei alcançar o dar e percebi que eu não sei nada, que eu estou em total escuridão, e, então, eu preciso de ajuda de Cima. Por um lado, eu estou pronto a dar tudo porque os esforços exercidos me concedem força para avançar para o objectivo. Se eu investi grandes esforços para alcançar certo objectivo, eu não o posso abandonar facilmente. Eu já investi tanto! Eu estou preparado para pagar para não deixar o meu investimento ser desperdiçado.
Se eu compreendo que o dar existe e que eu tenho de o alcançar por todos os meios, a desilusão na minha própria força dá origem à verdadeira oração.
Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 6/24/10, Artigo, “A Matéria de Dar”
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Greatest Reward Is Not Seeing It
5 Minutes Of Light: "Effort = Acceleration"
Kabbalah Moments: "Investment"
Kabbalah Moments: "Purpose Of Suffering"
IN LAITMAN.COM