125 Degraus para a Felicidade
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #6
Descemos 125 degraus para longe do Criador. Agora é tempo de subirmos de volta e reacendermos o laço.
Eis que antes das emanações serem emanadas e as criaturas criadas, Superior, Simples Luz teria preenchido toda a existência
--Rabi Isaac Luria (O Sagrado Ari), Árvore da Vida
O termo "Luz Superior" diz respeito ao Criador, cujo único desejo é o de conceder infinita abundância. Para levar a cabo o Seu desejo de dar abundância, o Criador criou uma criatura que possa receber a abundância que Ele quer dar. A origem da palavra Bara (criada) é da palavra em Aramaico Bar (exterior); significa "trazer para fora." O relacionamento Criador-criatura é desta forma um relacionamento entre o interno e o externo: o Criador sendo a parte mais interna da criação e a criação sendo algo que não é Ele.
A Separação Fortalece
Para a criatura, contacto com o Criador é o maior prazer possível. Porque o desejo do Criador é dar abundância, Ele criou dentro da criatura o único desejo para a precisa abundância que Ele lhe quer dar.
Todavia, em tal estado, a criatura não tem independência; é dominada por inteiro pelo desejo de prazer.
Neste sentido, não existe uma criatura aqui, um ser, independente e autónomo que escolha receber; em vez disso, o que existe é apenas um "produto" do desejo do Criador de dar. Para que a criatura adquira uma vontade independente e livre, para construir um relacionamento genuíno com o Criador, ela deve primeiro tornar-se separada do Criador, a fonte do prazer. Só neste estado pode a criatura decidir avançar para o Criador de sua própria livre vontade.
Como um pai que quer que o seu filho seja tão forte e livre como ele, o Criador afasta-se gradualmente da criatura, deixando-a aprender como alcançar o Seu estado por si mesma. Mas a distância do Criador não é um acontecimento abrupto. É um declínio gradual ao longo de 125 degraus, até ao grau deste mundo.
Tal como referido anteriormente, o declínio da criatura é iniciado de forma a que esta volte ao Criador, mas a seu tempo, ela deve fazê-lo independentemente. Cada tal declínio em degrau pela criatura simboliza a saída do interior para o exterior, a crescente distância do Criador, até ao ponto de completo desapego. Quando a criatura escolhe voltar ao Criador e subir a escada espiritual, irá atravessar a distância do Criador e restabelecer a sua união com Ele. Durante este processo, a criatura irá ganhar verdadeira interdependência e irá por fim unir-se ao Criador.
De Cima Para Baixo e de Baixo para Cima
O processo de desapego termina com o estilhaçar da criatura numa miríade de pedaços, chamados "almas." No final do processo, estes pedaços caem no local mais distante, o mais afastado do Criador, conhecido como "este mundo", ou "o mundo corpóreo."
Neste estado, a existência do Criador é totalmente oculta das almas. A razão pela qual o mundo corpóreo existe é a de nos permitir escolher voltar até ao Criador acima do nosso apego a este mundo e fazê-lo de nossa livre e espontânea vontade.
Depois do longo processo que nos trouxe a total desapego ao Criador, agora temos a escolha de iniciar a escalada consciente e gradual até à nossa raiz, o Criador. A sabedoria da Cabala pode guiar a nossa geração no seu percurso espiritual ao longo dos 125 degraus de volta à sensação da realidade completa - o Criador.
No seu artigo, "A Essência da Sabedoria da Cabala," Baal HaSulam dirige-se a este mesmo assunto: "A sabedoria da Cabala é geralmente dividida em duas ordens paralelas e idênticas como duas gotas num lago. A única diferença entre estas é que a primeira ordem estende-se de cima para baixo, até este mundo e a segunda viaja de baixo para cima, precisamente através dos mesmos percursos e composições impressas na raiz quando apareceram de cima para baixo."
Voltando à Realidade Completa
Porque o Criador é o interno e a criação o externo, as almas, também, estão divididas entre internas e externas. Na Cabala, a parte interna é chamada "a nação de Israel" e a parte externa é chamada "as nações do mundo." A parte interna é considerada próxima ao Criador e deve desta forma iniciar o regresso das almas ao Criador. Nas palavras de Baal HaSulam ("Uma Criada que É Herdeira à Sua Senhoria"): "Os mundos são geralmente divididos em interioridade e exterioridade... e deve saber que cada ramo que se estende da interioridade é o povo de Israel... estes contêm a preparação para que sejam capazes de se desenvolver e crescer, até que cheguem. Eles irão também motivar as nações para alcançar o propósito global."
A estrutura do mundo físico é uma replica exacta do mundo espiritual. É por isso que a nação de Israel, no nosso mundo, aparenta um grupo de pessoas cujo objectivo é liderar o regresso do reconhecimento do Criador.
De forma a dar inicio ao processo, ao povo de Israel foi dado o método da Cabala. Ao longo dos anos, Israel perdeu contacto com o método, excepto por uma mão cheia de pessoas chamadas "Cabalistas." Os Cabalistas guardaram a sabedoria como segredo, para que seja usada a tempo devido. Desde o inicio do século vinte, os Cabalistas têm indicado que devemos escolher usar este método agora para reintegrar o nosso laço com o Criador.
A Proporção Correcta entre Interno e Externo
Para levar o regresso das almas ao Criador, a nação Israelita necessita apenas disto: preferir o interno ao externo, isto é, querer reacender o laço com o Criador. Fazendo-o, iremos intensificar a importância que atribuímos à espiritualidade sobre a corporalidade e receber o mérito do mundo eterno, comparado com o temporário. O que já determinou as proporções adequadas entre o interno e o externo atrai abundância de Cima e isto trás preenchimento e paz ao individuo, aos que lhe são próximos a ele ou ela e eventualmente ao mundo inteiro. Quando o todo de Israel escolher esta abordagem, iremos ser como uma unidade e toda a alma irá regressar ao mais alto grau da escada, em eternidade e deleite.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteudo de Cabala via E-mail
125 Degrees to Happiness
ARTICLE: The Structure of the Soul - by Rav Michael Laitman, PhD
VIDEO: "The Law of Equivalence of Form" - Short discussion of the law of equivalence of form operating to bring every part of nature to balance.
LECTURE: Kabbalah Revealed episode 7 - "The Law of Equivalence of Form"
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal
