Igualdade entre Homens e Mulheres: Bom ou mau?
Uma mulher cumpre o seu papel sendo o oposto (e não igual) ao homem.
Os papeis dos homens e das mulheres tornaram-se tão turvos que as pessoas estão confusas sobre qual é suposto serem os seus papeis ideais. Isto tem afectado as relações entre homens e mulheres, tendo mesmo sido a causa para algumas pessoas tornarem-se confusas sobre as suas próprias identidades.
Tanto nós desejamos criar a simples e clara igualdade - de acordo com nosso entendimento, que no fim, nem homens nem mulheres beneficiam disso. Não torna as nossas vidas mais equilibradas, harmoniosas, justas e felizes - e isso é porque a maneira como nós procuramos criar "igualdade" vai contra as leis da natureza.
Em vez de aprendermos a organizar a nossa vida de acordo com a natureza, pensamos que estamos acima dela e inventamos as nossas próprias regras. No entanto, a natureza prova que de facto, as nossas vidas fazem parte dela. Por isso, temos de deixar que a natureza nos ensine a criar relações perfeitas entre nós e viver em harmonia uns com os outros.
Isto é exactamente o que a sabedoria da Cabala nos permite fazer - ela revela as leis da natureza, permitindo-nos ver a melhor maneira de agir em relação aos outros, quer para homens, mulheres, crianças, ou o mundo todo. Sem esse conhecimento, é impossível organizar as nossas vidas de uma forma sensata. Pelo contrário, a cada dia que passa, só vamos enfrentar mais problemas e sofrimento.
Mas, em primeiro lugar como é que a confusão em torno dos papéis dos sexos começou? Afinal, a relação entre homens e mulheres é apenas de desequilibrio entre seres humanos. No mundo animal, por exemplo, o macho providencia sempre a fêmea, com tudo o que ela precisa. O problema com os seres humanos é que tudo funciona de acordo com o ego, e não de acordo com os deveres de um sexo para com o outro. Precisamente, o ego fez com que as nossas relações e os papéis dos sexos se desequilibrassem.
Então qual é a forma equilibrada para que possamos construir as nossas vidas? Está escrito que a mulher foi criada para ser uma ajuda contra o homem. Ou seja, uma mulher cumpre o seu papel e fornece a ajuda necessária dela, precisamente por ser oposta (não igual!) a um homem. Ser oposta a ele significa ajudá-lo a alcançar a meta espiritual, e é assim que ambos a alcançam.
Material Relacionado:
Mulher