Luzes e Recipientes
Traduzido de: Kabbalah Today issue #3
Na anterior edição de Cabala Today, dissemos que uma taça representa o desejo de receber prazer
e chamamos-lhe um Kli (recipiente). Também dissemos que a Luz, que preenche o Kli, é desenhada como uma seta a apontar para baixo. Também há uma seta a apontar para cima, que representa o desejo do Kli de dar prazer ao Criador.
1. Toda a realidade consiste de cinco fases. Na primeira fase, conhecida como "A Fase Raiz" ou "Fase Zero," o Criador pensa, "Eu quero expressar o amor que tenho, por isso vou criar algo que irá receber o Meu amor."
2. Na Fase Um, o Seu pensamento cria a Criação, que é feita de um desejo de receber o amor que o Criador quer dar.
3. Na Fase Dois, Quando a Criação recebe o amor, esta (Criação) descobre a sua fonte - o Criador - e quer ser como Ele. Da mesma forma, que as crianças crescem, elas não querem receber dos seus pais, mas ser como eles.
4. Portanto, na Fase Três, a Criação recebe o Seu amor não porque é agradável, mas porque o Criador o quer dar. Quando a Criação pensa no desejo de dar do Criador em vez do seu próprio, é como se ela estivesse a dar amor, tal como ela o estava a receber.
5. Então, na Fase Quatro, a Criação pergunta, "Onde é que Ele teve esta ideia em primeiro lugar?" Ela quer saber os Seus pensamentos, não apenas dando Lhe amor da mesma forma Ele lho dá.
O Desenho 1 representa o pensamento do Criador de expressar o Seu amor criando a Criação, a Fase Raiz. A seta a apontar para baixo indica que um grau mais elevado está a criar o mais baixo. Na Cabala, cada grau que crie outro grau é considerado superior ao grau que o criou.
O Desenho 2 apresenta a entrada do Amor (ao qual a Cabala se refere frequentemente como Luz) no Kli - a Criação - tal como acontece na Fase Um.
O Desenho 3 apresenta a Fase Dois, quando o Kli (a Criação, nós) descobre a sua fonte e quer ser como Ele, dando amor. A seta para cima representa o desejo do Kli de agradar ao grau que o criou, o Criador. Notemos que a seta que deriva do Kli para o Criador não significa que esteja a dar na verdade algo ao Criador, que só quer dar.
O Desenho 4 representa a Fase Três e combina os desenhos 2 e 3. A seta para baixo indica que o Kli está a receber Luz, tal como explicado no desenho 2 e a seta para cima significa que o Kli está a fazê-lo não porque sente prazer recebendo a Luz, mas porque isto agrada ao Criador que o Kli está a receber. Novamente, a seta para cima mostra o desejo do Kli de agradar ao Criador.
Porque aqui o Kli está a receber Luz não porque lhe é agradável, mas porque quer agradar ao Criador, dizemos que a seta para cima mostra a intenção do Kli de dar. Recebendo a Luz, o seu intento é na verdade dar prazer ao Criador.
O Desenho 5 é similar ao desenho 2. Porém, neste caso o Kli não quer receber o amor do Criador, mas o pensamento do Criador, para saber porque motivo Ele criou a Criação para começar. Se o Kli obtivesse esse conhecimento, tornar-se-ia como o Criador em todos os aspectos, de pensamentos a acções.
Contrariamente à Fase Um, a seta para baixo neste caso não indica que o Kli esteja a receber, mas que quer compreender o Seu pensamento.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteudo de Cabala via E-mail
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal