Todos São Um e Um São Todos
Traduzido de: Kabbalah Today issue #6
A forma como percepcionamos a realidade dita o que experimentamos na vida. Então como sabemos que não nos está a faltar algo muito melhor que poderíamos ter experimentado neste mundo?
Será que os nossos cinco sentidos nos providenciam uma imagem do mundo que nos rodeia? A ciência já provou há muito tempo que não. É nos claro que há inúmeros detalhes que simplesmente não percepcionamos. Então do que temos sensação na verdade?
A Nossa Própria Interpretação da Realidade
Inicialmente, lembremo-nos de como os nossos cinco sentidos funcionam. Tenhamos o nosso sentido de audição como exemplo. Pode-nos parecer que as ondas sonoras entram nas nossas orelhas e de alguma forma encontram o seu caminho até aos nossos cérebros. Mas, na verdade, nada poderia estar mais longe da verdade.
Quando uma onda sonora encontra os nossos ouvidos, esta é abruptamente impedida quando embate no tambor auditivo. Este contacto cria vibrações que são transformados em sinais eléctricos, que são então afinados até ao cérebro. Subsequentemente, o nosso cérebro interpreta estes sinais como sons, levando-nos a crer que escutamos algo do exterior.
Os nossos olhos funcionam da mesma maneira. A luz nunca entra na verdade no cérebro, mas é impedida pela retina, uma espécie de tela dentro do globo ocular. A retina transforma a luz em sinais eléctricos e envia-os para o cérebro através do nervo óptico. Os nossos cérebros então geram uma imagem e novamente acreditamos que estamos a ver algo que está fora de nós.
Se observarmos bem este processo, um verdadeiro enigma surge: A imagem que é pintada no cérebro é inteiramente nossa interpretação dos estímulos externos e não os acontecimentos externos em si. Então como sabemos que a nossa interpretação é a mesma que o que vemos lá fora?
Independentemente do que percepcionemos através dos nossos cinco sentidos, a realidade que acreditamos ser o mundo à nossa volta é simplesmente a interpretação dos nossos cérebros dos dados que reunimos.
Tudo o que conseguimos dizer com certeza é que quando chamamos a algo que vemos "uma árvore", isto é porque o interpretamos desta forma. O mesmo serve para as casas, batidos e até pessoas. Toda a nossa realidade existe apenas dentro de nós, como se um filme privado estivesse a ser projectado nas nossas mentes.
O Ponto de Vista dos Cabalistas
Para um Cabalista, não é segredo que toda a realidade existe dentro de nós. Mas há mais sobre isto, pois apesar da infindável variedade de minerais, plantas, animais e pessoas que vemos à nossa volta, os Cabalistas dizem que só uma criatura foi criada. A única diferença entre nós e os Cabalistas reside na forma como percepcionamos essa criatura una.
Enquanto os Cabalistas vêem uma alma colectiva, una composta por muitos pedaços interligados, nós vemo-nos e ao mundo que nos rodeia, preenchido com outros seres. A única coisa que falta à nossa percepção é o que na verdade liga estes pedaços, o "adesivo" que funde os pedaços para formar uma entidade.
Agora sejamos Cabalistas por um momento: se você sente que você e tudo o que o rodeia são um ser, então existe apenas uma única criatura. Neste estado, todos os outros não estão separados de si; estes são partes de si.
Esta entidade una, a alma una que os Cabalistas descrevem é experimentada num nível mais profundo e fundamental da realidade que não vem à tona da nossa sensibilidade. Colocando-o de forma simples, estamos todos ligados - apenas não o sentimos.
A sabedoria da Cabala segura a chave para que consigamos recuperar a nossa percepção perdida da eterna e una alma. Assim que recuperemos esta sensibilidade completa, não só irão as nossas vidas neste mundo ser serenas, mas também iremos reconhecer a força única que nos criou originalmente e que agora nos liga.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
All Are One and One Is All
ARTICLE: Attainment of Unity of the Universe - by Rav Michael Laitman, PhD
VIDEO: What is Human Nature? - Perceiving Reality on Human Nature
LECTURE: Kabbalah Revealed episode 2 - "Perception of Reality"
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal