Como Apanhar Um Caso de "Felicidade"
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #19
A humanidade tem estado empenhada na busca da felicidade há milhares de anos, mas ela ainda ilude muitos de nós. O que nos pode trazer a este há muito esperado estado de ser, prazer, contentamento, e alegria, e ajudar-nos a ficar lá?
Peritos de Harvard e a Universidade da Califórnia em San Diego acabam de lançar os resultados de um estudo de 20 anos sobre a felicidade, revelando que a felicidade é... bem, contagiosa. É isso - tal como você pode apanhar uma constipação dos seus amigos, você pode apanhar um caso de "felicidade!"
Num artigo chamado "O Efeito da Felicidade," a Time Magazine resume esta investigação inovadora que causou sensação: "Christakis e Fowler exploraram o estado emocional de praticamente 5000 pessoas e mais de 50.000 laços sociais que elas partilhavam. ...Isso levou ao seu intrigante achado de simplesmente quão contagiosa a felicidade pode ser: se o amigo de um sujeito estava feliz, o sujeito tinha 15% mais probabilidade de estar feliz também; se o amigo desse amigo estava feliz, o sujeito original tinha mais 10% de probabilidade de o estar. Mesmo se o amigo do amigo do sujeito - inteiramente desconhecido ao sujeito - estivesse feliz, o sujeito recebia um impulso de 5.6%."
Acontece que, os Cabalistas têm usado e sabido sobre este "efeito da felicidade" há milhares de anos. Mas a Cabala vai muito mais além de analisar as estatísticas: ela afirma que temos a habilidade de "infectar" (ou energizar) mutuamente uns aos outros com felicidade de tal maneira que todos no mundo serão 100% felizes!
"Mas," você contesta com razão, "Como podemos nós infectar-nos uns aos outros com felicidade se maior parte de nós não sentem muito dela?" Isso não é desculpa, porque há outra técnica usada pelos Cabalistas que a ciência conseguiu agora apanhar, também: simplesmente ao se forçar a si mesmo a sorrir (artificialmente), não só irá você sentir-se instantaneamente mais feliz, mas os outros irão percepcionar o seu sorriso como real. Isto irá, por sua vez, fazê-los mais felizes e mais alegres, e a alegria irá voltar de seguida para si através de outra pessoa qualquer. Se todos nós participarmos neste jogo de "fingi-lo até o fazer," antes que o saibamos, a epidemia da felicidade irá espalhar-se para todo o canto do mundo!
Algo Maior Que a Felicidade?
Mas a sabedoria da Cabala não pára por aqui. Ela diz-nos que esta técnica de "infectar-nos" uns aos outros com sentimentos e emoções tem um potencial ainda maior. É isso: maior que ser capaz de providenciar uma felicidade sustentável para todas as pessoas no mundo. Ela pode na verdade elevar-nos a todos a um novo nível de percepção, um que está acima do tempo e espaço, e além das nossas vidas fisicas temporárias. Isto é, na verdade, do que a Cabala trata - ajudar-nos a revelar a Dimensão Superior da nossa existência. Esta dimensão é chamada "o Mundo Superior" - um mundo que é infinito, eterno e perfeito em todo o sentido, uma realidade em que todos amamos e cuidamos uns dos outros como membros de uma família.
Tal como é possível para todos nós alcançar o sentimento de felicidade sustentável - um objectivo que é aparentemente inatingível inicialmente - é também possível alcançar o Mundo Superior, a sensação de verdadeira eternidade, união entre todos nós, e perfeição. Como? Obviamente, começamos sem sentir estas coisas de todo, ou sequer tendo uma ideia do que elas são.
Mas enquanto não as sentimos ou sequer nos apercebemos de quão grandiosas elas são na verdade, podemos começar a infectar-nos (energizar) uns aos outros com o sentimento que é extremamente importante e valoroso para alcançar esta percepção mais elevada. Artificialmente elevamos-nos (ou fingimos elevar-nos) acima da nossa presente percepção, cultivando uma nova "percepção espiritual," então tal como um sorriso artificial eventualmente nos faz e outros felizes, a nova percepção espiritual começa na verdade a surgir em nós.
Aproveitando as Leis da Natureza
Além de nos ensinar como usar as leis da natureza, a Cabala dá-nos precisas, explicações cientificas de como elas funcionam. Ela diz-nos que o principal agente da mudança (estejamos a falar sobre humor ou a percepção espiritual) é o nosso desejo de alcançar um estado melhor ou nível superior de desenvolvimento. Este desejo evoca algo chamado "Luz Superior" - uma tipo de energia que vem desse estado futuro, do nível superior ao qual aspiramos.
ire.
Por exemplo, quando as crianças desejam crescer, elas imitam os crescidos e é assim que elas cresce. Inconscientemente, elas atraem uma energia superior - superior porque ela vem do próximo grau de desenvolvimento. Esta energia vem até elas pois elas desejam alcançar o próximo nível. Este principio trabalha no nosso mundo, tal como no Mundo Superior. ("Superior" significa o nosso próximo, estado mais avançado que já existe em nós em potencial, em vez de algo achado "algures lá fora." É como um adulto existe potencialmente numa criança.)
Este é o único método para avançar de um grau do nosso desenvolvimento para o próximo. Mesmo quando observamos as dinâmicas do crescimento nos organismos vegetativos ou animais, testemunhamos o mesmo principio: a negação no seu presente estado e o desejo do próximo estado são a força condutora para a mudança e crescimento.
Então, a Cabala ensina-nos sobre forças reais da natureza, e mais importante, sobre como as usar para alcançar a felicidade. Mas além da vulgar noção de felicidade, podemos alcançar uma percepção sem barreiras, espiritual de alegria que irá durar para sempre, mesmo quando "morremos" (fisicamente), porque iremos sentir a parte eterna dentro de todo e cada um de nós. Agora essa é felicidade a sério!
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal
