Uma pergunta que recebi: Qual é a ligação entre a mente e o coração? Deve uma pessoa mantê-los em equilibrio um com o outro? E como é possível aumentar ou diminuir um deles? Numa das suas lições você disse que uma pessoa cuja mente não está desenvolvida pode enlouquecer. Pode você explicar isto em mais detalhe?
A Minha Resposta: A base para tudo, a única criação – é desejo. Então, o desejo é primário em nós. Mas de forma a alcançar o que nós desejamos, a mente desenvolve-se lado a lado com o desejo, correspondendo a ele. Consequentemente, não importa quando possamos resistir ao facto, a mente é um servo do desejo; ela desenvolve-se apenas de forma a servir o desejo.
Desta forma nunca conseguiremos fazer as nossas mentes objectivas, independentes dos nossos desejos. Contudo, nós podemos mudar os nossos desejos sob a influência do meio ambiente (ver artigo “A Liberdade”), e de acordo com os novos desejos iremos também forçar as nossas mentes a mudar. Se compreendemos isto, então sob a influência do ambiente certo (um ambiente que nos conduz para o objectivo da criação), podemos sempre desenvolver ambos nossos desejos e nossa mente harmoniosamente.
Se uma pessoa tem grandes desejos mas sua mente não é desenvolvida o suficiente para os actualizar, ela pode perder a habilidade de se controlar a si mesma sensitivamente.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: In Kabbalah, Pleasure and Desire Are Defined Relative to the Light
Laitman.com Post: Focus On Intentions Rather Than Desires
The Path of Kabbalah: Chapter 2.2 – “Persistence”
Article: “The Influence of the Environment on a Person”
IN LAITMAN.COM