Uma pergunta que recebi: Se eu mantiver a intenção adequada durante o estudo de O Zohar, devo eu sentir alguns resultados?
A Minha Resposta: Nós não sabemos se a nossa intenção é correcta ou não. Muito possivelmente estou num estado de espírito especial e sinto-me excitado, eu durmo bem e percepciono tudo muito claramente. Então parece-me que a minha intenção é sublime, exactamente no objectivo espiritual. E por vezes, dificilmente me consigo manter acordado, deixando-me levar para o sono e acordando novamente, ou subitamente me recordo de certos acontecimentos passados.
Não não sabemos como funciona; cada vez é dada a cada pessoa circunstâncias especiais e esforços que ela tem de fazer. A coisa mais importante é simplesmente continuar, qualquer que seja o resultado. Um deve apenas tentar imaginar a imagem espiritual que O Zohar descreve em cada situação. Pode ser muito difícil concretizá-lo, mas se, estando no mais difícil estado, um independentemente consegue agarrar o fim da corda, ele tem muito mais sucesso que quando se sente inspirado desde o inicio.
É claro que não devemos desconsiderar os estados de excitação que nos são dados. Mas não devemos prestar demasiada atenção às condições internas ou externas em que nos encontramos. Quaisquer que sejam as condições dadas a uma pessoa, estas são as condições sob as quais ela deve tentar fazer tudo o possível.
IN LAITMAN.COM