As pessoas perguntam frequentemente, “Porque estou eu a estudar há tanto tempo e a colocar esforço, mas não recebendo revelação?” O cerne da questão é que o estado não pode mudar enquanto que isso é o que é ainda importante para nós.
As pessoas devem perguntar: Qual é a minha atitude para a espiritualidade? Considero-a como apenas um acréscimo à minha vida material? Estou eu disposto a acomodar-me com esta vida, ou sinto eu que estou em exílio? O sentimento de exílio é desagradável, e uma pessoa afasta-se instintivamente dele. Não queremos pensar que as nossas vidas são gastas em vão e que o tempo passa sem qualquer resultado. Tentamos esquecer-nos disto, ou começamos a corroer-nos por dentro sem fazer nada para mudar.
Contudo, o sentimento de estar em exílio não vem de nos sentirmos mal nesta vida. Ele vem do facto de que a espiritualidade é tão importante para mim que eu aspiro para ela independentemente de até ter uma vida normal bastante boa. Afinal, qualquer um pode criticar a sua vida, mas mero criticismo não trouxe ninguém para o mundo espiritual. Isto é equivalente a realizar a importância: da espiritualidade, de alcançar a sensação do Criador, de fundir com Ele, de sentir o dar e amor pelo próximo, e de alcançar a ligação entre nós dentro da qual podemos revelar a Força Superior.
Por outras palavras, podemos apenas fugir do exílio se sentimos a importância da salvação. A palavra "salvação" (Geula) difere de "exílio" (Galut), como é escrita em Hebraico, apenas por uma letra: “Alef,” que significa “o Criador.” Se começarmos a valorizar e desejar a ligação com o Criador, a força de dar, e amor pelo próximo, isso indica que alcançamos a preparação certa e a fuga do exílio está verdadeiramente a acontecer.
Também precisamos de compreender para onde é que pretendemos escapar. Preparamo-nos para isto correctamente imaginando o estado espiritual. Se uma pessoa imagina correctamente a espiritualidade como dar, amor, ligação com os outros, ligação com todas as outras partes do universo dentro das quais o Criador é revelado, então ela torna-se digna de sair do exílio e se tornar livre.
Então a fuga ocorre rapidamente; precisamos apenas de nos sintonizarmos correctamente. Não podemos simplesmente fugir de uma vida desagradável; precisamos de trabalhar em receber a impressão clara e correcta sobre a espiritualidade e desejá-la. A fuga do exílio depende apenas de sentir a importância da qualidade de dar.
IN LAITMAN.COM