A coisa mais importante quando lendo O Zohar é de se unir com o texto. Se nos recordarmos que a Luz nos influencia, isto é suficiente.
Uma pequena criança vive entre adultos, mas que compreende ela de suas conversas e comportamento? Conhece ela seu mundo? Não; é tudo um segredo para ela. Nós somos construídos pela natureza como uma criança entre adultos: Sem compreender nada ou estarmos prontos para isso, uma criança percebe tudo por meios do “brilho circundante.”
Esta é a maneira pela qual o desenvolvimento toma lugar: gradualmente, indirectamente, do exterior, uma criança começa a absorver tudo dos adultos e sintoniza-se neles sem compreender o que está a acontecer antes do tempo. Ao entrar neles através do seu desejo, ela começa a sentir e então a compreender. Isto desenvolve novos sentidos e desejos (Kelim) nela, e então a mente.
Quando nós somos adultos, nós não nos desenvolvemos, mas meramente nos enchemos a nós mesmos com conhecimento e sensação. Nossos sentidos não mais se desenvolvem. Eles podem apenas se desenvolver sobre a condição que uma pessoa entra numa “área” em que até sem compreender ou sentir alguma coisa, ela deseja tornar-se similar a ela. Por meios do seu desejo e energia, sem compreender ou sem conhecer alguma coisa, ela começa a absorver forças desta área e isso desenvolve-a.
Adultos não atravessam o mesmo desenvolvimento interno que as crianças. Eles meramente enchem seus desejos prévios. Tanto no nosso mundo e no mundo espiritual, novos desejos podem apenas crescer quando você quer sentir e descobrir onde você está.
Quando eu leio O Zohar, eu não sei sobre que está ele a falar. Mas porque eu desejo revelar este quadro, eu desenvolvo os sentidos através dos quais a minha alma percepciona. É por isto que está escrito, “O estudo não ocorre através da razão” (Lo HaHacham Lomed).
O nosso desenvolvimento espiritual toma lugar em exactamente a mesma maneira que um bebé se desenvolve no nosso mundo. Ele pode apenas acontecer quando o nível inferior se anula completamente perante o Nível Superior. Afinal, nós estamos a aprender a sentir um novo mundo inteiro!
Cabalistas escrevem sobre isto em muitos artigos. Baal HaSulam escreve em “Um Discurso em Celebração da Conclusão de O Zohar” que um estudante se tem de cancelar a si mesmo perante o Rav tal como as crianças fazem perante os adultos. Essa é a única maneira que você pode alcançar um estado mais alto.
Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 4/14/10, O Zohar
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Following The Creator’s Example
Laitman.com Post: I Am My Own Worst Enemy
Shamati #40: “Faith in the Rav”
IN LAITMAN.COM