Uma verdadeira democracia é a divisão correcta da sociedade em a “cabeça” e o “corpo.” A cabeça sabe o que é melhor para o corpo e toma decisões baseadas nisto. Igualdade é quando cada um dá e recebe da sociedade o que quer que ele ou ela tenha de. Os que pertencem à cabeça não devem ter qualquer interesse pessoal (a propriedade de Bina, GE, absoluto dar, Hafetz Hesed) mas consideram apenas os desejos do corpo. A cabeça é meramente as intenções de como beneficiar o corpo, como o preencher (note quão oposto é isto dos nossos líderes!).
A cabeça (líder) tem de se relacionar ao corpo (a nação) como os pais se relacionam às suas crianças. Pais clarificam as necessidades de uma criança e como as preencher pelo beneficio máximo da criança. O governo, também, precisa de considerar os desejos da nação e aspirar a corrigir e os preencher.
Exactamente como nós nos preocupamos a nós mesmos ao dar brinquedos benéficos para o desenvolvimento às nossas crianças, os lideres precisam de dar “brinquedos” desejáveis à nação. Estes brinquedos devem servir os fins do programa de desenvolvimento da nação.
Então segue-se que apenas os indivíduos espirituais podem ser os lideres de uma nação. É por isso que se diz que os que aspiram ao Criador (Isra-El) e possuem a propriedade de dar podem ser a Cabeça da sociedade e governar as massas (corpo) correctamente. Logo “Isra-El” também significa “Li Rosh” – Eu sou uma Cabeça.
Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 4/19/10, Artigo “A Liberdade”
IN LAITMAN.COM