Ecos do Futuro
Traduzido de: Kabbalah Today issue #5
Hoje, o som que ecoa do Shofar não é apenas de um símbolo Judaico. Este representa o som que emana do fundo do coração humano, pedindo uma mudança à realidade dos dias de hoje.
É difícil ignorar a crescente popularidade da sabedoria da Cabala em Israel e pelo mundo fora.
Muitos motivos têm sido ligados a ela: uma moda passageira, um capricho, uma parte da moda New Age, etc... Ou, poderá haver algo mais a acontecer aqui? Será possível que estejamos à beira de uma mudança profunda que a humanidade no seu todo está a experimentar?
Além do mais, a sabedoria da Cabala foi tradicionalmente estudada em segredo apenas por uns poucos escolhidos em cada geração. Consequentemente, temos de imaginar qual a razão do súbito interesse e porquê agora?
Para obter algumas respostas de confiança a estas perguntas, devemo-nos voltar às fontes autênticas de Cabala, tais como O Livro do Zohar do Rabi Shimon Bar-Yochai, os escritos do Ari e os escritos do seu comentador, o maior Cabalista do século XX, Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam).
Talvez assim que tenhamos examinado de forma mais profunda estas fontes, consigamos ser capazes de compreender que o interesse na Cabala e a busca pelo sentido da vida não é uma mera moda ou capricho. Em vez disso, iremos descobrir que a mensagem da Cabala soa cada vez mais alto, como a voz do Shofar (chifre de carneiro), que consegue atravessar grandes distâncias.
A Chave ao Bom Futuro da Humanidade
"E a disseminação da sabedoria nas massas é chamada um Shofar. Como o Shofar, cuja voz atravessa uma grande distância, o eco da sabedoria irá espalhar-se pelo mundo inteiro...as nações irão escutar e aceitar que existe sabedoria Divina em Israel."
--Baal HaSulam, "O Shofar de um Messias"
Na nossa busca pela felicidade, já tentamos numerosas soluções aos problemas contínuos da humanidade. Tentamos uma desinibida corrida ao armamento, desenvolvemos economias de baixa-inflação, criamos diversas culturas baseadas em várias tradições e recebemos as revoluções cientificas e a alta tecnologia. Mas ainda não encontramos o verdadeiro meio de alcançar a paz e o amor.
No seu artigo "O Shofar de um Messias," Baal HaSulam declara que é necessário revelar o único segredo que Israel possui, que trará paz e serenidade a todo o mundo: a autêntica sabedoria da Cabala.
Porquê Primeiro Israel?
O objectivo de alcançar o propósito da Criação reside em toda a humanidade. O caminho para o objectivo da nossa existência requer a correcção do ego, a força que nos promove ao movimento. Todos nós estamos neste barco e não o conseguimos evitar.
Uma vez que esta mudança não poderia começar simultaneamente com todas as nações do mundo, o Criador deu a Israel a Torah como meio de trazer a Luz que irá corrigir o ego humano. Esta Torah contem a sabedoria da Cabala, que está agora a emergir pelo mundo fora. Claramente, é fácil pensar erradamente que o papel de Israel tem algo coisa a ver com algum tipo de "nacionalismo." É frequentemente sabido que ao contrário das outras nações, a nação de Israel não tem uma raiz genética. Há cerca de 5000 anos atrás, Abraão deu inicio a esta nação. Abraão era um Babilónio, que, como muitos de nós fazem hoje, buscou o sentido da vida. O seu método de pesquisa foi passado de uma geração a outra até que fosse tempo de o implementar ao todo da humanidade.
Implementar & Disseminar
"A geração é digna dela, pois esta é a ultima geração, que permanece no verdadeiro limitar da redenção completa. E por essa razão é digna de começar a escutar a voz do chifre do Messias, que é o revelar de seus segredos."
--Baal HaSulam, "O Shofar de um Messias"
Como parte do uso do método de Abraão de Israel para encontrar o sentido da vida, a missão dos Judeus é o de partilhar esta sabedoria com o resto da humanidade para que estes, também, a possam usar. Disseminar o método na forma mais ampla é chamado Shofar. O empenho do povo de Israel na sabedoria da Cabala irá trazer com este a abundância que irá ser partilhada por todas as pessoas do mundo. No seu artigo, "O Arvut (Mutua Garantia), Baal HaSulam salienta que que a nação de Israel é apenas um canal, um túnel de transição para a implementação do seu método.
No inicio, disseminar o método de correcção ao mundo era o desejo natural de Israel. Este existiu em toda a nação. Hoje, porém, estamos a renunciar à nossa missão imperativa. Ao fazê-lo, estamos a fazer com que o mundo inteiro nos pressione, pois estes subsconscientemente reconhecem que o seu progresso espiritual está ligado e depende do progresso espiritual de Israel.
Todavia, tivemos de absorver muitos estigmas face à nossa vocação. Onde quer que as palavras "povo escolhido" sejam mencionadas em relação ao povo Judaico, estas agitam em nós emoções de repulsa e aversão. Então, Israel está veementemente a rejeitar o seu papel.
Mas renunciar o papel significa uma dor intensificada e sofrimento para o povo de Israel. Rav Avraham Kook, um grande Cabalista e o primeiro Rabi Chefe de Israel, disse a este respeito:
"Quando não estamos a soprar este chifre, os inimigos de Israel vêm e eles sopram nos nossos ouvidos por redenção... eles avisam e fazem ruído nos nossos ouvidos e não nos dão descanso. Estes forçam-nos a escutara a voz do Shofar e os que não escutam pois suas orelhas se encontram seladas, irão ouvir a voz do Shofar da pilhagem dos Judeus que é, o sofrimento irá força-los a escuta-la apesar de tudo."
-- Rav Kook, Artigos do Raiah
A sabedoria da Cabala é um meio pelo qual a humanidade possa fazer bem a si mesma, ao ambiente e ao mundo inteiro. Ela conta-nos sobre o verdadeiro amor pelo homem, a cura para todas as aflições da humanidade. O propósito da Cabala é o de trazer laços e união entre as pessoas de Israel e as das outras nações e fazer-nos a todos uma alma - preenchida com Luz. A sabedoria da Cabala segura dentro de si o conhecimento de como cada nação pode funcionar na realidade e como esta se encaixa na estrutura da alma comum chamada "humanidade."
Este é o Shofar do Messias, começando a soar em Israel e pelo mundo fora: “E naquele dia se tocará uma grande trombeta” (Isaías 27:13) - a trombeta da paz, união, abundância e amor.
Clique Aqui para Receber o mais recente conteúdo de Cabala via E-mail
Feature Article: Echoes of the Future
ARTICLE: Why Kabbalah? Why Now? - Article by Rav Michael Laitman, PhD
VIDEO: Can the Global Suffering Be Avoided? - The purpose of suffering and the role of Kabbalah today.
ARTICLE: Messiah's Horn - the original article by Baal HaSulam
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal